Jornalismo local e analítico

Notícias
Política | 7 jun de 2019 | da Redação

Paraná se une a outros estados para propor PEC contra corrupção

Com informações da AEN-PR

O Paraná vai elaborar, em conjunto com Rio de Janeiro, Paraíba e Distrito Federal, uma minuta de PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para fortalecer o controle interno da administração pública e combater a corrupção. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), do qual o Paraná ocupará posição titular e permanente.

O controlador-geral do Paraná, Raul Siqueira, participa de reunião técnica do Conaci, nesta quinta e sexta-feira (05 e 06), no Rio de Janeiro. No encontro, 35 representantes de estados e municípios discutem, entre outros temas, o fortalecimento das corregedorias e sistemas de informática que agilizem os processos (Sistema E-AUD).

O Conaci existe desde 2004 e esta é a primeira vez que o Paraná se aproxima da entidade de forma ativa. Para Siqueira, a conquista de uma cadeira titular e permanente mostra que a nova administração estadual está sendo reconhecida.

“Assumimos grande responsabilidade na posição de conselheiro, pois discutiremos métodos que facilitem o combate à corrupção e garantam a integridade e lisura dos procedimentos executados pela administração pública”, completou o controlador-geral.

Trabalho

O seminário reúne profissionais da área de controladoria de todo o Brasil e discute a importância a auditoria como suporte estratégico de tomada de decisão e governança. “O controle interno é um aliado da boa gestão e uma defesa para o Estado e para a população”, analisa o controlador-geral do Rio de Janeiro, Bernardo Barbosa.

Para o presidente do Conaci, Leonardo de Araújo Ferraz, a atividade de controle é um pilar do Estado democrático. “Não há democracia, e isso podemos dizer desde a Revolução Francesa, sem controle”, disse Ferraz. “A partir deste encontro podemos celebrar acordos de cooperação técnica entre os membros do conselho, para que, aquilo que foi combatido no plano das ideias, possa ser colocado em prática”.

 

 



Leia também
18 de junho de 2019
18 de junho de 2019
18 de junho de 2019
17 de junho de 2019