Jornalismo local e analítico

Opinião
| 27 maio de 2019

Aprenda como fazer pesticidas caseiros

Imagem: Bebel Marrey Ferreira

Na coluna anterior (clique aqui e confira) aprendemos como fazer uma horta orgânica em casa, porém é preciso controlar o ataque de insetos e fungos, a fim de manter as plantas de sua horta sempre saudáveis. Existem muitos produtos químicos, no mercado, eficientes em combater as pragas, porém muitas vezes inacessíveis para compra sem um receituário agronômico, e além de serem tóxicos ao homem e animais domésticos se aplicados de maneira incorreta. A seguir vou compartilhar dicas importantes de como fazer pesticidas caseiros para serem utilizados em sua horta orgânica.

Alho

Eficiente contra: brocas, ácaros, lagartas, vaquinhas e pulgões.

Ingredientes: 10 dentes de alho (com casca) e 7 litros de água

Como fazer? Coloque o alho com um pouco de água e bata no liquidificador, depois acrescente água até completar 2 litros, misture bem e deixe em repouso por 24 horas em local escuro e em recipiente fechado. Depois de repousar, coe o preparado e misture com mais 5 litros de água. Em seguida pulverize sobre as plantas. Você pode repetir o processo uma vez por semana.

Cebola

Eficiente contra: pulgões, cochonilhas e lagartas.

Ingredientes: 200 g de cebola e 2 litros de água.

Como fazer? Bata a cebola no liquidificador com um pouco de água, depois filtre e acrescente água até completar os 2 litros, deixe em repouso por 5 dias. Após este período, use esse líquido para borrifar suas plantas. Você pode repetir o processo uma vez por semana.

Sabão de coco com óleo

Eficiente contra: pulgões, ácaros, tripes, etc.

Ingredientes: 1 xícara de óleo vegetal, 1 colher de sopa de sabão de coco ralado ou líquido e 1 litro de água

Como fazer? Misture o óleo com o sabão, adicione um pouco água e mexa bem, depois adicione 2 colheres de chá do preparado em 1 litro de água, mexa bem e borrife suas plantas. Você pode repetir o processo uma vez por semana.

Vinagre de maçã com orégano

Eficiente em: repelir formigas e lagartas e ação fungicida

Ingredientes: 3 colheres de sopa de orégano e 300 ml de vinagre.

Como fazer? Ferva o vinagre com o orégano por 3 minutos, depois coe e borrife nas plantas. Você pode repetir o processo duas vezes por semana.

Hortelã

Eficiente em: repelir alguns insetos

Ingredientes: 15 folhas de hortelã e 1 litros de água.

Como fazer? Bata as folhas no liquidificador com a água. Borrife sobre as plantas logo em seguida. Você pode repetir o processo quantas vezes achar necessário.

Leite

Eficiente em: induzir resistência para as folhas e atrativo para lesmas.

Ingredientes: 200 ml de leite e 1 litro de água.

Como fazer? Misture os ingredientes, mexa bem e borrife sobre as folhas logo em seguida. Aplique 2 vezes por semana, durante 3 semanas, sempre no final do dia. Para atrair lesmas distribua no chão, ao redor das plantas, no dia seguinte mate as lesmas que se reuniram próximo ao leite. Você pode repetir o processo duas vezes por semana durante 3 semanas.

Papel ou plástico amarelo

Eficiente em: atrair insetos.

Ingredientes: papel ou plástico de cor amarela.

Como fazer? Espalhe na sua horta quadrados de papel ou plástico amarelo colocando mel, cola ou resina. Alguns insetos serão atraídos pela cor amarela e ficarão grudados. substitua as armadilhas 1 vez por semana.

É importante lembrar que para uma maior eficiência é aconselhado que a pulverização sobre as plantas seja feita preferencialmente em dias nublados e no começo da manhã ou final da tarde.

 

 

Ernani Garcia Neto

Sobre o Autor

Ernani Garcia Neto

Engenheiro Agrônomo, Mestrando em Produção Vegetal (UNICENTRO)