Jornalismo local e analítico

Notícias
Esporte e Lazer | 23 fev de 2019 | da Redação

Pela segunda vez em sua história recente, DarkWolves vai representar Guarapuava no Campeonato Parananense

Equipe realiza preparação com expectativa de avançar até as fases finais da competição

Hoje a equipe conta com 45 atletas e inscreveu 37 deles para a disputa do Campeonato Paranaense de Futebol Americano 2019 (Foto: Ju Kurasz)

O esporte da bola oval, futebol americano, está conquistando cada vez mais espaço no Brasil nos últimos anos. O time do Guarapuava DarkWolves (DW) é uma das frentes que contribui para o fortalecimento da modalidade na região. A ideia de criação do DW surgiu há mais de cinco anos, mas foi em 2016 que começou a ser implantada na prática. Hoje a equipe conta com 45 atletas e inscreveu 37 deles para a disputa do Campeonato Paranaense de Futebol Americano 2019. A competição se caracteriza pelo alto nível de jogos, com equipes que destacam-se não só no estado, mas também no cenário nacional. O DarkWolves já participou do Campeonato Paranaense 2018 e também da Copa Fronteira 2017 (torneio que reúne equipes do Paraná e de Santa Catarina).

Ano passado o DW entrou na etapa estadual como o time mais novo a participar do campeonato. “A estreia no Paranaense, em 2018, serviu mais como um aprendizado pela oportunidade de vivenciarmos a situação de disputar um campeonato de alto nível. Já para este ano, a expectativa é realizar jogos competitivos e conquistar uma vaga nos playoffs (fases finais). A equipe está confiante e vai buscar seu lugar entre os grandes”, afirma Jozzo Santos, um dos coordenadores técnicos, atleta e capitão da defesa.

O Guarapuava DarkWolves é a primeira equipe de Futebol Americano da cidade. (Foto: Ju Kurasz)

O Campeonato Paranaense de Futebol Americano 2019 começa este mês, com 14 equipes, separadas em quatro divisões (Elite, Leste, Oeste e Norte), as equipes enfrentam-se entre si para definir os classificados aos playoffs. O Guarapuava DarkWolves compõe a Divisão Norte junto com o Londrina Bristlebacks, e Street Dogs FA (Campo Largo – PR). A estreia do time guarapuavano está marcada para o dia 9 de março, em duelo contra o Street Dogs FA, no Campo Municipal de Guarapuava, em horário ainda não confirmado.

Tiago Bonfim, (lado direito) head coach, também já atuou como atleta e presidente do DarkWolves. (Foto: Ju Kurasz)

“O Campeonato Paranaense é o nosso principal foco neste primeiro semestre, nossa preparação consiste em aprimorar a parte técnica e física. Estamos trabalhando para implementar novos conceitos, é um trabalho árduo, mas ao mesmo tempo é gratificante. Vencemos o último amistoso que disputamos e queremos manter essa vontade de ganhar”, comenta Tiago Bonfim, head coach (treinador principal), também já atuou como atleta e presidente do DarkWolves.

O treinador destaca que a preparação busca aperfeiçoar o equilibro técnico e tático entre os setores do time. “Em algumas situações, nossa defesa já realizou grandes atuações e estamos trabalhando para consolidar nosso ataque. Não é fácil treinar um ataque de forma eficiente, é um setor que funciona como o ponteiro de um relógio, é preciso muita técnica e calma, isso demanda tempo. Nesse Paranaense esperamos um ataque consistente e uma defesa inteligente”, explica.

As quartas de final do Paranaense serão disputadas no mês de maio e os confrontos da semifinal acontecem no primeiro fim de semana de junho. Já o Paraná Bowl, final do torneio, está previsto para acontecer em 15 ou 16 de junho.

Saiba mais

Jozzo Santos, um dos coordenadores técnicos, atleta e capitão da defesa (Foto: Ju Kurasz)

O esporte em Guarapuava, de uma forma geral, é pouco valorizado. Até mesmo o tradicional futebol, modalidade mais popular do país, possui pouco destaque, apoio e desenvolvimento na região. O Guarapuava DarkWolves é a primeira equipe de Futebol Americano da cidade, desde sua criação enfrenta algumas barreiras, mas que não impedem a notória evolução nos últimos anos. As dificuldades são poucas, entre elas estão a falta de patrocínios e o recrutamento de novos atletas.

“A gente se vira como pode, no entanto, não existem dificuldades que abalem o nosso time. Os atletas se ajudam, temos mensalidade própria da equipe que é revertida para a compra de equipamentos, entre outras necessidades. Estamos há três anos nos mantendo bem, mas acredito que se tivéssemos mais apoio na cidade, teríamos maior probabilidade de alcançar conquistas maiores”, ressalta o capitão Jozzo Santos.

“Nós encontramos alguns pontos de dificuldades na questão de apoio financeiro. O transporte para outras cidades, geralmente, é custeado do nosso próprio bolso, por exemplo. Também, nem sempre, novos atletas estão dispostos a ingressarem na modalidade. Alguns acreditam que seja uma atividade violenta, mas é muito pelo contrário, é um esporte muito técnico que demanda inteligência e não apenas força física. No Futebol Americano existe espaço para qualquer biótipo físico, independente de altura e peso”, esclarece o head cocach Tiago Bonfim.

Em períodos planejados o DW realiza tryouts (testes para selecionar novos atletas), com o objetivo de buscar jogadores em uma quantidade maior. No entanto, o time está de portas abertas para quem tem o interesse em conhecer e participar. Os treinos acontecem nas quartas-feiras, ás 19h e nos sábados ás 14h, no Campo Municipal de Guarapuava, na Rua Brg. Rocha, 724-776, bairro Trianon.

Acompanhe o Guarapuava DarkWolves no Facebook e no Instagram 

 

Quatro divisões, um objetivo: ganhar o Paraná Bowl XI

Esta será a maior edição do Campeonato Paranaense , com 14 equipes de 9 cidades diferentes. Organizado pela Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA), na primeira fase os times estão divididos em quatro divisões, jogando entre si para definir os classificados aos playoffs do campeonato. Ao todo, oito representantes se classificarão aos playoffs, formando as quartas-de-final do campeonato, da seguinte forma: Na divisão Elite, todas as equipes estão classificadas aos playoffs e jogarão entre si, em turno único, para definir o posicionamento nos seeds #1 a #3;

Já nas divisões Norte, Oeste e Leste, os times também jogarão entre si, dentro das divisões, e em turno único. Os campeões serão posicionados nos seed #4 a #6. Os segundos lugares destas divisões serão colocados nos seed #7 (que garante a vaga nos playoffs) #8 e #9, sendo que os dois últimos disputaram a fase de wild card, em jogo único com mando do representante de melhor seed, para definir a última equipe classificada.

Imagem: Divulgação FPFA

Divisão Elite

Brown Spiders FA (Curitiba-PR)

Coritiba Crocodiles (Curitiba-PR)

Maringá Pyros (Maringá-PR)

Divisão Norte

Londrina Bristlebacks (Londrina-PR)

Guarapuava Darkwolves (Guarapuava-PR)

Street Dogs FA (Campo Largo-PR)

Divisão Oeste

Foz do Iguaçu Black Sharks FA (Foz do Iguaçu-PR)

São Miguel Indians (São Miguel-PR)

Cascavel Olympians (Cascavel-PR)

Francisco Beltrão Red Feet (Fransisco Beltrão-PR)

Divisão Leste

Curitiba Guardian Saints (Curitiba-PR)

HP Tigers (Curitiba-PR)

Curitiba Lions (Curitiba-PR)

Moon Howlers FA (Curitiba-PR)

Tabela de jogos

Semana 1 (entre 24 de fevereiro e 10 de março)

24 de fevereiro: Francisco Beltrão Red Feet x São Miguel Indians (Divisão Oeste);

9 de março: Curitiba Lions x Moon Howlers FA (Divisão Leste);

9 de março: Guarapuava DarkWolves x Street Dogs FA (Divisão Norte);

10 de março: HP Tigers vs Curitiba Guardian Saints (Divisão Leste);

10 de março: Cascavel Olympians x Foz do Iguaçu Black Sharks (Divisão Oeste).

Semana 2 (entre 16 e 24 de março)

23 de março: Maringá Pyros x Brown Spiders FA (Divisão Elite);

24 de março: Street Dogs FA x Londrina Bristelbacks (Divisão Norte);

24 de março: Foz do Iguaçu Black Sharks x Francisco Beltrão Red Feet (Divisão Oeste);

Sem data confirmada: São Miguel Indians x Cascavel Olympians (Divisão Oeste);

Sem data confirmada: Curitiba Guardian Saints vs Curitiba Lions (Divisão Leste);

Sem data confirmada: Moon Howlers FA x HP Tigers (Divisão Leste).

Semana 3 (entre 30 de março e 7 de abril)

7 de abril: HP Tigers x Curitiba Lions (Divisão Leste);

Sem data confirmada: Francisco Beltrão Red Feet x Cascavel Olympians (Divisão Oeste);

Sem data confirmada: São Miguel Indians x Foz do Iguaçu Black Sharks (Divisão Oeste);

Sem data confirmada: Londrina Bristlebacks x Guarapuava Darkwolves (Divisão Norte);

Sem data confirmada: Curitiba Guardian Saints x Moon Howlers FA (Divisão Leste);

Sem data confirmada: Brown Spiders FA x Coritiba Crocodiles (Divisão Elite).

Semana 4 (entre 13 e 28 de abril)

Sem data confirmada: Coritiba Crocodiles x Maringá Pyros (Divisão Elite)



Leia também
22 de maio de 2019
22 de maio de 2019
22 de maio de 2019
22 de maio de 2019