Jornalismo local e analítico

Notícias
Economia e Negócios | 12 nov de 2018 | por: Alexandre Pessoa

Grupo Superpão – Programa Jovem Aprendiz abre porta para novos profissionais

Entusiasmo, perspectiva de evolução e energia são componentes que unidos ajudam a definir o sentimento de cerca de 150 participantes do programa Jovem Aprendiz, no Grupo Superpão, em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O encontro foi realizado no último dia 8, na central administrativa da empresa, anexa à loja Superpão Compre Mais, em Guarapuava.

Uma das integrantes, Claisslla Machado, 16 anos, se mostrou motivada com a oportunidade e acredita que a aprendizagem traz experiências valiosas. “Para nós [aprendizes] é uma chance importante de crescer profissionalmente, estamos aprendendo a ter novas responsabilidades, o que representa uma nova etapa de nossas vidas. É interessante desde já ter esse contato com o mercado de trabalho”, comentou.

A Lei da Aprendizagem (Lei 10.097, de 2000), que junto com o Decreto 5.598/2005, determina cotas para as empresas na contratação de trabalhadores como jovens aprendizes. É considerado menor aprendiz quem tem entre 14 e 17 anos, já o jovem aprendiz tem entre 18 aos 24 anos. Para estes casos, o contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante o período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Os mais de 100 adolescentes incluídos nesse planejamento são designados a atuar nas 9 lojas do Superpão da cidade e na que está localizada no Distrito de Entre Rios. O gerente de Recursos Humanos do Grupo, Edson Moreira, ressalta que essas contratações consistem em mais do que responsabilidade social. “O Superpão é a única empresa de grande porte da região que cumpre 100% das cotas, tanto para jovens, quanto para pessoas com deficiência. Além do cumprimento da Lei, faz parte dos princípios do Grupo, desde sua origem, em dar oportunidade ao jovem de ter o primeiro emprego, sempre visando o desenvolvimento da sociedade”, explicou.

As empresas de médio porte devem possuir uma porcentagem equivalente a 5% de jovens aprendizes, enquanto para as de grande porte, esta cota sobe para 15%. Ainda segundo a legislação, no setor de comércio e serviços, são consideradas empresas de médio porte as que tem entre 50 e 99 empregados.

A reunião foi desenvolvida por meio de confraternização entre os adolescentes, dinâmicas e conversas com profissionais da instituição. Victor Almeida, 17 anos, é mais um dos inseridos no mercado de trabalho, contratado como jovem aprendiz. “Estou aproveitando o máximo esse aprendizado, não é algo cansativo e é possível desenvolver atividades que possam nos ajudar lá na frente. Minha expectativa é adquirir experiência suficiente para, se houver oportunidade, seguir uma carreira profissional na área administrativa”, afirmou.

Hoje existem apenas cerca de 500 mil jovens aprendizes contratados no país, número que poderia ser o dobro caso a lei tivesse a efetividade esperada. Ainda segundo os levantamentos do ministério, a maioria dos jovens aprendizes atuam em funções administrativas, e com base em dados de 2016, a taxa de aproveitamento dessa classe no mercado de trabalho formal, após o desligamento, é de cerca de 43%. Não foi o caso de Elvis Nasr, participante do programa Jovem Aprendiz no Superpão, em 2014, há três anos foi efetivado no setor financeiro da empresa. “Atuar como aprendiz é uma oportunidade única, principalmente porque te faz desenvolver uma maneira diferente de refletir em relação ao mercado. O que eu tento passar hoje para eles [jovens aprendizes] é que aproveitem essa experiência, certamente isso vai contribuir para o futuro”, enfatizou.

O Grupo Superpão trabalha com seis bandeiras sendo elas: Superpão, Superpão Compre Mais, Super Baratão, Super Baratão Atacado, Triunfante e Oba. Além dessas, a empresa atua em outros segmentos como posto de combustível, franquias, centro de eventos e mais de 20 lojas no Paraná e uma na cidade de Caçador, em Santa Catarina.



Leia também
7 de dezembro de 2018
7 de dezembro de 2018
7 de dezembro de 2018
7 de dezembro de 2018