Jornalismo local e analítico

Notícias
Cidade | 7 mar de 2019 | da Redação

Hospital Veterinário da Unicentro oferece atendimento de plantão aos animais internados

Médico veterinário e diretor do Hospital Veterinário da Unicentro, Adriano Carrasco (Foto:Unicentro)

DA REDAÇÃO, COM AEN

As universidades estaduais do Paraná oferecem serviços à comunidade, entre eles o atendimento veterinário a animais de diversos portes. São quatro hospitais localizados em polos de quatro regiões: Londrina, no Norte; Guarapuava, no Centro-Oeste; Bandeirantes, no Norte Pioneiro, e Umuarama, no Noroeste.

O Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava, oferece atendimento de plantão aos animais internados. Atende também especialidades, como oftalmologia e reprodução animal. Além das consultas, os demais serviços necessários ao tratamento, como exames e radiografias, são cobrados.

O destaque da unidade em Guarapuava é o atendimento a animais silvestres da região. O coordenador do serviço, Rodrigo Antônio Martins de Souza, explica que os valores pagos por proprietários na clínica de pequenos animais ajuda a garantir financeiramente os serviços prestados aos silvestres.

“Recebemos com frequência animais de tutela do Estado apreendidos pela Polícia Ambiental – Força Verde, do Ibama e do Instituto Ambiental do Paraná. São corujas, macacos-prego, bugios, veados e ouriços, que chegam para nós com ferimentos ou debilitados”, conta Rodrigo.

Em 2018 foram atendidos 115 animais encaminhados por autoridades ambientais e pela própria comunidade. Rodrigo conta que na região existem casos de animais em situação de vulnerabilidade, flagrados em rodovias ou no ambiente urbano.

“Isso é comum porque estamos em uma região de Floresta Ombrófila Mista. Em qualquer caso orientamos as pessoas a chamarem uma autoridade ambiental para que os técnicos façam a abordagem correta. O animal pode ter raiva e apresentar comportamento que coloque a pessoa em risco”, recomenda.

O diretor da unidade em Guarapuava, Adriano Carrasco, reforça que todos os atendimentos são de responsabilidade de professores ou graduados, que são os residentes. “Existe uma ideia muito equivocada da população de que são os estudantes que realizam os atendimentos. Mas, na verdade, eles fazem o acompanhamento do trabalho prestado pelos médicos veterinários”.

Serviço

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Endereço: Rua Simeão Camargo Varela de Sá, 3, Vila Carli em Guarapuava

Telefone (42) 3629-8229

Atendimentos: segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Valor da consulta: R$ 40



Leia também
22 de maio de 2019
22 de maio de 2019
22 de maio de 2019
22 de maio de 2019