Jornalismo local e analítico

Notícias
Cidade, Economia e Negócios | 22 fev de 2019 | da Redação

Em circulação há 12 anos, revista da ACIG apresenta novidades

Com recente reformulação a associação pretende tornar a mídia ainda mais próxima dos associados

Com novo visual e repaginação, a Revista do Empreendedor – ACIG já está em circulação.  A ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) completa 64 anos de associativismo, a revista está em circulação há 12 anos. Até dezembro de 2018, ela era nomeada como Revista ACIG, mas após recente reformulação passou a ter nova identidade.  Em entrevista o Presidente da entidade, Cledemar Antonio Mazzochin, destaca detalhes que envolvem o processo de produção e distribuição da tradicional mídia impressa.

Até dezembro de 2018, a mídia era nomeada como Revista ACIG, mas após recente reformulação passou a ter nova identidade (Foto: ACIG)

De forma geral, como funciona o processo de produção da Revista? Onde ela está sendo distribuída atualmente?

A revista tem periodicidade mensal. Todo o conteúdo jornalístico é produzido pela editora-chefe da revista, a jornalista Naiara Persegona, que conta com o apoio da fotógrafa Giselle Juliana na parte visual das reportagens. A diagramação é realizada pela Agência Pulsar desde o início da revista há 12 anos. As reuniões de pauta ocorrem a cada início de mês para decidir os assuntos e entrevistados da edição do mês seguinte, com temas sempre relacionados ao interesse da classe empresarial. A revista chega à ACIG sempre nos primeiros dias de cada mês e é distribuída para todos os quase mil sócios da entidade, autoridades locais e regionais, e espaços comuns como clubes sociais, escritórios, salas de espera e eventos.

Como é a responsabilidade de distribuir uma mídia, referência no segmento, para mais de 1000 empresas?

Vemos a revista como um dos principais meios de comunicação entre a entidade e os sócios. Nela é possível conferir quais eventos e ações estão movimentando a classe empresarial da cidade. Além disso, nos últimos anos, passamos a utilizar a revista não somente como um material de divulgação institucional, mas como uma ferramenta de disseminação de conteúdos importantes e úteis para a classe produtiva local. É um grande orgulho para nós termos um conteúdo impresso de qualidade para disponibilizar mensalmente para os sócios. Muitos deles se veem nas páginas da revista, se informam com matérias especializadas ou anunciam com preços especiais para um público específico e assertivo.

A ACIG divulgou a edição 126 (fevereiro 2019) como a primeira Revista do Empreendedor, com novo visual e repaginação. Quais são as novidades e as diferenças com relação às edições anteriores?

A mudança para o nome Revista do Empreendedor – ACIG faz parte de um processo interno de deixar todas as mídias de comunicação da entidade mais atrativas e mais próximas de nossos associados. Além disso, a entidade está em um processo de transição do papel operacional para um papel estratégico em Guarapuava. O que isso significa? Nós entendemos que operacionalmente a entidade já funciona muito bem, mas o contexto de crescimento pelo qual a cidade e o Estado estão passando, demanda que a entidade passe a atuar mais estrategicamente, e essa mudança se reflete também na revista. Sempre teremos conteúdo institucional na revista e sempre mostraremos as principais ações realizadas pela entidade, mas não queremos que ela seja somente mais uma plataforma institucional de divulgação. Nosso posicionamento estratégico com a revista será no sentido de trazer para o empresário conteúdos ricos que possam estimular mudanças práticas no dia-a-dia das empresas, visando a excelência das práticas de gestão. Exemplo disso é que após a reformulação da revista, estamos focando em conteúdos especializados em Marketing, Psicologia, Finanças, RH, Jurídico, Política e Segurança. Através destes conteúdos exclusivos e aprofundados, os associados poderão realizar ajustes em suas empresas ou ter ideias a partir disso, além de entender melhor como anda a questão política e de segurança da região.

O que é possível destacar sobre o planejamento da Revista em 2019 e para os próximos anos?

Para os próximos anos pretendemos legitimar a marca Revista do Empreendedor – ACIG, assim como a Revista ACIG conseguiu o seu espaço ao longo de 12 anos. Sabemos do desafio diário em manter um material impresso circulando, mas estamos com uma equipe de colaboradores e diretoria muito comprometida em fazer com que este produto da entidade continue dando certo. Portanto, para o futuro o plano é continuar focando em qualidade e em conteúdo especializado e útil para nossos associados.

Cledemar Antonio Mazzochin, Presidente da ACIG (Foto: ACIG)

Levando em conta a evolução das mídias digitais, de que forma a entidade avalia a importância e o desafio de apresentar uma publicação impressa?

Nós percebemos que a relação dos nossos associados com o impresso é diferente da relação com o digital. Muitas vezes, nós publicamos as fotos de algum evento no Facebook e Instagram, mas os associados gostam mais de se ver na publicação impressa. Com bastante frequência ouvimos relatos dos associados dizendo que mostraram a revista para seus clientes ou parentes quando saem em alguma matéria ou foto da revista, ou seja, há um valor sentimental nessas publicações. E, claro, além dessa questão de relacionamento entre os sócios e o produto, vemos a publicação impressa como parte da história da Associação. Por 12 anos temos a história da ACIG escrita mensalmente nas páginas da revista, por diversas vezes, inclusive, recorremos às revistas para lembrar detalhes da história da ACIG. Certamente pretendemos continuar contando nossa história neste formato impresso.

Como funciona a interação dos leitores com a Revista? Como fazer para ter acesso a revista? De que forma é possível anunciar?

Nós disponibilizamos a versão digital no site da ACIG – onde qualquer internauta pode acessa-las na íntegra, temos desde a edição 32 disponível neste formato, sendo que, atualmente, estamos na edição 127. Inclusive, o site é outro meio de comunicação da Associação que está passando por reformulação, no próximo mês estaremos de ‘cara nova’, aliando a praticidade de navegação com a qualidade de informação.

A versão impressa, os sócios recebem em suas empresas e as autoridades em seus escritórios todo início de mês. Além disso, os poucos exemplares que sobram são distribuídos para algumas pessoas que passam pela Associação e pedem para levar, isso tem acontecido cada vez com mais frequência. Geralmente, os entrevistados ou conhecidos dos entrevistados nos mandam mensagem com feedback sobre a matéria. É muito bacana ver como as pessoas gostam de se enxergar como personagens na revista, isso mostra que estamos produzindo um material jornalístico de qualidade.  Quanto à publicidade, os associados à ACIG têm preços especiais para anunciar. Nosso Departamento Comercial está sempre à disposição para fazer uma visita e explicar quais são os espaços e valores da revista. Para mais informações sobre os anúncios, basta ligar no (42) 3621-5566.



Leia também
22 de maio de 2019
22 de maio de 2019
22 de maio de 2019
22 de maio de 2019